Conheça o programa HipercolBrasil

Programa de rastreamento genético para Hipercolesterolemia Familiar

O HipercolBrasil é um programa de busca de pessoas com hipercolesterolemia familiar (LDL maior que 230 mg/dl ou 210 mg/dl e mais um familiar com LDL maior que 190 mg/dl). Neste programa é oferecida a possibilidade da realização do teste genético de nove genes correlacionados com a HF. Se alguma alteração genética for identificada, os familiares de primeiro grau deste indivíduo poderão realizar o teste também, já que possuem 50% de chance de apresentar a doença. O programa tem como principal objetivo identificar e orientar indivíduos com Hipercolesterolemia Familiar por sistema de rastreamento genético em cascata. 

Financiado pelo Ministério da Saúde via PROADI-SUS através da portaria 1. 826 de 24 de agosto de 2012, o HipercolBrasil é desenvolvido no Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular no InCor e nenhum teste é cobrado dos pacientes, entretanto, somente os pacientes que possuem os critérios de inclusão e nenhum critério de exclusão, podem se cadastrar no programa.

Inicialmente o programa teve como principal alvo indivíduos com hipercolesterolemia familiar em duas populações na região metropolitana de São Paulo: pacientes da Unidade de Dislipidemia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – InCor e, habitantes do Projeto Região Oeste de São Paulo sob a gestão da FMUSP.  Em uma segunda etapa do Projeto o programa passou a rastrear pacientes oriundos de outros estados brasileiros, visto que, muitos dos familiares dos casos-índices identificados em São Paulo, residiam em outros estados. Até o momento, o Programa já genotipou mais de 5000 pessoas e identificou cerca de 2000 pessoas com alteração genética relacionada com a HF. 

Produziu até o momento vários trabalhos científicos como a descrição da coorte brasileira, o estudo de novos parâmetros para a melhoria da eficiência do sistema de cascata e a descrição de 1 ano de seguimento dos pacientes cadastrados no programa Este é um programa do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração – InCor USP.

Saiba mais

Fechar Menu