O que é colesterol LDL?

O LDL-C (Low Density Lipoprotein – Cholesterol, em português colesterol de lipoproteína de baixa densidade) é uma partícula presente na corrente sanguínea que age como um sistema de transporte eficaz, levando o colesterol de uma célula para outra em seu corpo. O colesterol é uma substância extremamente necessária para seu corpo formar células, produzir hormônios e produzir os ácidos biliares no fígado.

O excesso de colesterol LDL em sua corrente sanguínea não é bom, pois ele contribui com a formação de placas de gordura nas artérias (aterosclerose), aumentado o risco de doenças cardiovasculares como angina do peito, infarto e derrame. 

É possível reduzir os valores do colesterol LDL?

 

Mudanças na alimentação e a realização de atividades físicas constituem a primeira etapa da redução dos níveis de colesterol. Pessoas com hipercolesterolemia familiar (HF), ou seja, com um distúrbio genético que cursa com colesterol muito elevado, somente a dieta e a atividade física podem não ser suficientes para a redução dos níveis de LDL-colesterol, sendo necessária a introdução de medicamentos hipolipemiantes.   

 

 

Saiba mais

Fechar Menu